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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que eles não contam, mas você deveria saber...


... na hora de abrir uma conta no banco, contratar um seguro ou comprar um carro.

A DINHEIRO selecionou alguns "segredos" que gerentes, corretores e vendedores não gostam de revelar antes de fechar um negócio


Antes de fechar um negócio, vendedores são sedutores, simpáticos e convincentes. Com um discurso articulado, eles ressaltam exaustivamente as qualidades dos produtos ou serviços que querem vender para você.

Isso vale no momento de abrir uma conta no banco, adquirir um carro ou uma apólice de seguro. Antes de você assinar o contrato, tudo parece se encaixar em suas necessidades.

Mas há uma série de pormenores que não são revelados – seja por desconhecimento ou simplesmente má fé. E você só vai descobri-los quando precisar usufruir daquilo que comprou.

Mesmo com todos os cuidados, especialistas em direito do consumidor ressaltam que, antes de estampar sua assinatura no papel e fechar um negócio, o correto é tirar todas as suas dúvidas com o vendedor, mesmo que pareçam óbvias, e exigir que todos os pontos acertados sejam incluídos no contrato.

A consulta prévia a profissionais em cada área (médicos para os planos de saúde, mecânicos no caso de compra de automóveis, entre outros) também é recomendável. Fique certo de que, nesses casos, o detalhe faz a diferença.

DINHEIRO ouviu advogados, consumidores e consultores e selecionou alguns segredos que gerentes de banco, agentes de seguro e vendedores de automóvel não contam para você na hora de oferecer um produto ou serviço.

Gerente do banco

1 - Você receberá o cartão que não pediu

Se o banco mandar um cartão de crédito sem você pedir, é possível cancelá-lo sem custos. Mas essa regra nem sempre é respeitada. Ela não valeu, por exemplo, para o empresário Rodrigo Lopes. “Recebi dois cartões e não consegui cancelá-los.”Neste caso o cliente deve acionar a ouvidoria do banco e até mesmo o Procon.

2 - Pode-se liquidar um empréstimo antes do prazo sem pagar mais

Bancos e financeiras costumam cobrar pela liquidação antecipada, que é pagar um empréstimo antes do prazo. Isso é contra a lei desde 2007. Sugere-se que o consumidor exija que o contrato especifique quanto deve de juros, impostos e taxas. Isso facilita na hora de calcular um adiantamento.

3 - Quem ameaçar cancelar o cartão pode ficar livre da anuidade

Ligar para a operadora é tão irritante que muita gente não negocia a anuidade. Para manter o cliente, a operadora pode conceder descontos de até 100%. É preciso ser firme na hora de negociar.

4 - Vender um seguro junto com o cheque especial é contra a lei

A chamada “venda casada” de produtos financeiros é ilegal. Se o gerente insistir, o cliente deve pedir a proposta por escrito. “O banco pode ser processado por fraude ao consumo”, diz José Geraldo Tardin, presidente do Instituto de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec).

5 - Esse fundo que lhe ofereço é o mais caro da minha tabela

As taxas de administração fazem toda a diferença na rentabilidade dos fundos. Quanto maior a taxa, pior para o investidor. Dica: Evite ir ao banco no fim do mês, quando os gerentes têm de fechar suas metas e empurram qualquer produto para o cliente.


Vendedor de carros

1 - Esse modelo vai sair de linha

O preço de revenda de um modelo que será descontinuado pode cair mais de 30%. Por isso, desconfie de descontos muito grandes ou quedas súbitas de preço. Antes de se decidir por um carro, consulte a imprensa especializada.

2 - Essa garantia de 5 anos só vale se você fizer revisões caríssimas comigo

Algumas montadoras oferecem uma garantia de até cinco anos, mas exigem que as revisões sejam feitas apenas na rede autorizada – que pode cobrar preços acima da média do mercado. Verifique antes de fechar o negócio.

3 - Eu cobro juros menores se você pechinchar

Na ponta do lápis, a melhor alternativa é pagar pelo menos 40% do valor do carro no ato da compra. Se pagar 60%, você consegue parcelas fixas. Não financie o emplacamento, seguro ou licenciamento nas concessionárias, pois elas não oferecem os melhores preços e taxas.

4 - As peças de reposição são caríssimas

A troca de peças de alguns modelos, como, Renault Clio, Hyundai I30, Ford Fusion, GM Astra, Fiat Stilo. Nenhum vendedor fala sobre os preços das peças de reposição. Você deve consultar antes.

5 - Os ladrões adoram esse carro e o seguro é um roubo

Carros populares são fáceis de desmontar e revender, sendo os preferidos dos ladrões. Se você precisa de um seguro, coloque esse item na conta. É possível, com um bom corretor, reduzir o custo sem diminuir a proteção.


Corretor de seguros

1 - Essa previdência privada não serve para você

Os principais argumentos de venda da previdência privada são garantir o futuro e pagar menos impostos. No entanto, a vantagem tributária só se aplica para quem é empregado e tem salários elevados. Empresários e autônomos têm menos vantagem fiscal.

2 - Carro reserva, sem susto

Contratar a cobertura de Carro Reserva é uma boa, mas peça informações e condições de uso. Cobrar franquias exorbitantes ou exigir cartões de crédito com limite alto e até cheque de garantia está errado. Muitas seguradoras transferem a cobertura do veículo seguado ao veículo locado pelo período da locação - verifique no seu contrato de seguro se sua seguradora oferece esgte benefício.

3 - O plano de saúde promete um hospital cinco-estrelas, mas só para daqui a alguns anos

Fique atento aos prazos de carência de seu plano ou seguro de saúde. “As técnicas de venda convencem muito bem e omitem as entrelinhas”, diz Tzirulnik. “É preciso ter paciência e ler tudo com atenção.”

4 - O plano de saúde não vai pagar sua cirurgia

O mercado de planos de saúde, seguro-saúde e saúde em grupo não é amigável para os consumidores. “É comum que a empresa não aceite um pedido do médico”, diz o advogado Sérgio Parra. O cliente pode solicitar que uma junta médica avalie o caso, mas isso é caro e leva tempo.

5 - O seguro de automóveis não vale se você não atualizar o endereço

Imprecisões no nome ou no endereço do segurado dificultam o pagamento da indenização. É de responsabilidade do segurado manter seus dados atualizados. As seguradoras podem penaliza-los em caso de informações incorretas e que possam alterar o perfil contratado.  Seu corretor têm a obrigação de informar isso na hora da contratação. Leia atentamente o contrato e confira os dados constantes e se algo estiver em desacordo, questione o corretor e peça a correção imediata.

Previnir é o melhor remédio.

APPV.
Fonte: Revista Dinheiro

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