Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

Feisma é palco de mobilização para a criação da Faculdade do Comércio de Santa Maria

Qualificação para o comércio. Com este objetivo, os lojistas do Grupo Mais Varejo, representantes do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas), da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), das entidades empresariais e órgãos da esfera municipal se uniram no Auditório Adelmo Simas Genro, localizado no Pavilhão Boca do Monte, para subescrever uma carta de intenções em busca da criação da Faculdade do Comércio de Santa Maria.
Na ocasião, foi apresentada a proposta da faculdade para cerca de 60         pessoas. A iniciativa partiu do Setorial da Moda que, junto com o Sindilojas, visa implantar uma faculdade do comércio na cidade para atender a qualificação do comércio varejista.
De acordo com a representante do Setorial da Moda, Maria Gorethi Moretto, a implantação de uma faculdade do comércio pode gerar trabalho e qualificação do comércio local.  Já o presidente do Sindilojas, Cezar Augusto Gehm, acredita que Santa Maria tem potencial para grandes empresas e é capaz de gerar muito mais trabalho. “Buscamos a transformação para a qualificação neste mercado competitivo e de tamanha importância”, proferiu Gehm.
A partir desta semana, serão coletadas assinaturas para o movimento de mobilização, no qual lojistas, empresários, órgãos e instituições de ensino poderão aderir. Com a proposta de recolher o maior número de assinaturas, a coleta será realizada por meio de ações no Calçadão Salvador Isaia, CACISM, Sindilojas, SENAC.

Texto: Letícia Sarturi Isaia e Nicole Tirloni
Fotos: Maiara Bersch
APPV.

Seminário Brasileiro de Inovação

Santa Maria sedia o primeiro Seminário Brasileiro de Inovação, Educação Empreendedora e Desenvolvimento Regional Sustentável.  O evento teve início hoje pela manhã, no auditório do Pavilhão da Inovação, na FEISMA. Durante os dias 4, 5 e 6 de novembro, especialistas brasileiros e convidados da Alemanha, Portugal, Argentina e Uruguai abordarão temas de inovação e educação empreendedora, com foco no desenvolvimento.
Durante a solenidade de abertura, no Pavilhão da Inovação, o prefeito Cezar Schirmer destacou o papel do Seminário de chamar a atenção da sociedade e envolver a população. “Devemos somarmos uns aos outros na construção de algo melhor para todos”, acrescentou.
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Muller, também presente na solenidade, ressaltou a importância do envolvimento da sociedade. “As universidades e meios públicos estão se empenhando muito, mas se a sociedade não se envolver, não teremos uma cidade mais geradora de emprego e renda”, complementa.
Após a solenidade de abertura, o secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, professor.Ronaldo Mota, ministrou a primeira palestra do seminário. A palestra abordou a conexão entre inovação e educação empreendedora, e como isso se reflete no ponto de vista empresarial e das instituições educacionais. “O seminário tem o papel de estimular a comunidade de atores associados ao desenvolvimento regional”, explica o secretário. Mota também observou que o termo “inovação” tem muito a ver com o futuro da região de Santa Maria. “Tem potencial para ser candidata à capital da inovação do país”, enfatiza.
O seminário ocorre com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, UFSM, CNPQ, Ulbra, Unifra, CACISM, Sebrae, Santa Maria Tecnoparque e da Incubadora Tecnológica de Santa Maria.

Texto e foto: Liciane Brun
APPV.