Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Veículos com a Marca da Empresa. Bom negócio? ... Se usado Corretamente.

Com a globalização, cada vez mais se procuram formas de mostrar a marca da sua empresa. Outdoors, jornais, revistas, comerciais em TV e rádio, mala direta eletrônica, etc. As agências de publicidade e os próprios empresários querem mostrar seus produtos e serem vistos.
Uma das formas de propaganda que é muito usada é a dos carros com o logotipo da empresa ou de um produto específico. Até aí nenhuma novidade, pois isso já é usado há décadas.  
O que temos de novo nos últimos anos em nossa cidade e região, são os veículos de corretoras de seguros estampando suas marcas e seus produtos. Veículos usados para uso dos funcionários, visitas a clientes e principalmente para uso como “carro reserva” a clientes.

Essa última opção é uma grande sacada de nossos corretores, pois é um grande diferencial que o corretor tem na manga e pode fidelizar ainda mais seu cliente como também atrair novos segurados.
Porém cabe ressaltar os perigos de ter seus veículos rodando pelas nossas cidades, principalmente quando não são “usados” da maneira mais adequada. Ao ver um veículo com a marca ou produto de uma empresa, principalmente de seguros - pois faz lembrar segurança e garantia de bens e da própria vida – temos que potencializar muito bem o fato de que quem está no controle deste veículo, pode estar prejudicando o nome ou produto de sua empresa.
 Vejamos um fato ocorrido no centro de Santa Maria: Em determinado dia da semana, horário de pico, por volta das 18h15min, o trânsito na Av. Medianeira requer um pouco de atenção, pois todos estão saindo do trabalho e retornando para suas casas. Porém vários motoristas presenciaram neste dia um, dos carros logotipados de uma corretora, “costurando” o trânsito já complicado de nossa cidade. Este veículo além da pressa que apresentava ainda fez uma manobra brusca, atravessando a faixa de pedestre e a sinaleira no sinal vermelho, fato do qual a consequência não é necessário comentar. Como estava em um posto de combustíveis pude presenciar a cena junto com várias outras pessoas e logo depois ouvir os comentários das mesmas: “Responsabilidade zero.” ou “Pior é que meu seguro é com Eles.” ou ainda “Podia ter atropelado alguém.”
Pois é, todos naquela hora expressaram seus “sentimentos” com o fato, e facilmente sabiam de quem se tratava, pois o veículo estampava o nome da corretora. Um espectador mais atento disse ainda: “Viram que era um funcionário da corretora”, isso mesmo, um funcionário da própria corretora dando o exemplo de como não agir. Comentários e reflexões ficam a cargo de cada um de nós.
Ao mostrar nossa marca, nosso produto e nossa empresa temos que pesar as vantagens (que são muitas) e também as desvantagens que podem trazer prejuízos a nós mesmos. Será que nossas empresas já disponibilizaram um curso de reciclagem e direção defensiva aos seus funcionários? Será que os empresários pensaram ou pensam na propaganda negativa que fatos como esses podem trazer às suas empresas? Sem falar nas conseqüências que podem acarretar a terceiros.
Vale a reflexão, pois “dar a chave” é fácil, mas e a responsabilidade de quem a recebe???


Por: APPV.