Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

A Previdência do governo faliu e, para se aposentar bem, só com um fundo complementar

Uma coisa é certa. Se há uma lição que o brasileiro está aprendendo direitinho nos últimos anos é pensar cada vez mais cedo na aposentadoria. Hoje, já existem 14 milhões de pessoas com planos de previdência complementar no país. Ainda é pouco, já que a população é de 190 milhões de brasileiros, mas essa situação deve ser alterada nos próximos anos. Há pelo menos três boas razões para essa mudança.

A primeira é que a Previdência Social, do governo federal, faliu. Até agosto, o rombo no sistema previdenciário (a diferença entre as contribuições feitas por quem está trabalhando e os pagamentos feitos aos segurados já aposentados) chegou a 39 bilhões de reais. É um buraco enorme. A Previdência Social utiliza o modelo de repartição simples, ou pacto de gerações, no qual há solidariedade entre as pessoas na construção do sistema. Assim, os recursos contribuídos por todos os trabalhadores fi nanciam a concessão de benefícios e aposentadorias. “Entretanto, a cada dia que passa esse sistema atende menos às necessidades da população”, diz Osvaldo Nascimento, diretor de produtos de investimentos do Itaú Unibanco, em São Paulo. Essa conta do governo, que não fecha, nos dá a certeza de que, se não U começarmos a guardar corretamente nossas economias desde cedo, enfrentaremos dificuldades financeiras na terceira idade. A segunda razão diz respeito à estruturação do mercado financeiro.

Com a estabilidade econômica, planejar a aposentadoria e organizá-la como plataforma de investimentos se faz cada vez mais necessário. “Como previdência é produto de longo prazo, o investidor deve pensar como chegar ao futuro com maior volume de recursos possível”, diz José Eduardo Vaz Guimarães, diretor de marketing e produtos da BrasilPrev, do Banco do Brasil, em São Paulo. Não adianta mais colocar o dinheiro no banco e esperar que ele renda apenas com as altas taxas de juros.

Agora, é preciso traçar uma estratégia de investimentos para que sua grana seja sufi ciente para realizar seus sonhos daqui a uns anos. Soma-se a tudo isso a terceira razão, que é o fato de o brasileiro estar vivendo muito mais. Em 2010 a expectativa de vida será de 73,4 anos.

Já foi de 62,6 anos na década de 80 e passará para 81,3 anos em 2050, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE). Com isso, teremos uma preocupação adicional: será que a grana acumulada durante o período de trabalho será sufi ciente para vivermos mais 10 ou 20 anos? Enquanto a reforma da Previdência Social não vem, o único jeito de garantir dinheiro no futuro é por meio da previdência privada.
 


Fonte: Você S/A. por Chrystiane Silva
APPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário